UFMG
LCPNANO

O LCPNano - Apresentação

A nanociência é uma das áreas de desenvolvimento científico que mais cresce no mundo, gerando uma revolução tecnológica ao longo das últimas décadas. No Brasil, a UFMG vem desempenhando papel de pioneirismo e vanguarda no desenvolvimento de temas relacionados à nanotecnologia. Não obstante, a UFMG vem atuando como sede de grandes grupos e iniciativas relacionadas à nanotecnologia, como por exemplo o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Nanomateriais de Carbono, o Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono e Grafeno (CTNano) e o Laboratório Associado de Desenvolvimento e Caracterização de Nanodispositivos e Nanomateriais (LANano) da rede SisNANO, todos coordenados por pesquisadores do Departamento de Física – ICEx. Esse histórico evidencia a oportunidade de se fortalecer uma rede de integração já pré-existente, aplicada a uma área relevante na qual a UFMG apresenta comprovada vocação. E é nesse contexto que apresentamos o projeto para a criação do LCPnano.

O Laboratório de Caracterização e Processamento da Nanomateriais da UFMG, LCPnano, é uma estrutura multiusuária que tem por missão proporcionar infraestrutura para o desenvolvimento de nanomateriais. O público alvo é composto por toda a comunidade discente, docente e técnico-científica da UFMG e de outras instituições de ensino e pesquisa, além de entidades do setor privado. O LCPnano é sediado no Departamento de Física (DF-UFMG/ICEx), e tem como instituições parceiras o Departamento de Química/ICEx, o Instituto de Ciências Biológicas e a Faculdade de Medicina.

A composição do LCPnano está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do DF-UFMG, que tem como diretriz principal a "construção de um centro multiusuário de nanotecnologia com a finalidade de fomentar a interdisciplinaridade na UFMG". O LCPnano engloba atualmente um espaço de sala limpa (área de aproximadamente 120 m2), equipada com facilidades que servem ao processamento de amostras em ambiente controlado, propício para etapas de nano-fabricação no estado da arte. Dentre essas facilidades podemos listar microscópios e perfilômetro ópticos, estações de medida de transporte elétrico, além de equipamentos de litografia em escala nanométrica e deposição de filmes atomicamente finos. Outro espaço laboratorial é o de Caracterização (área de aproximadamente 70 m2) que possui equipamentos essenciais para caracterização de nanomateriais, dentre eles um sistema de imageamento Raman, espectrofluorímetro, elipsômetro, equipamento de fluorescência de raios X por energia dispersiva (EDX), microscópios de varredura por sonda (AFM e STM) e microscópio eletrônico de varredura (MEV) em escala de bancada. O Espaço Química/preparação de amostra foi incorporado ao LCPNano em 2020 e conta com infraestrutura para preparações químicas com diversos equipamentos, dentre eles, estufas, banhos ultrassônicos, chapas aquecedoras com agitação e capela química. Contabilizando-se todos os investimentos realizados até a presente data, tem-se que o LCPNano é fruto de várias iniciativas que somam um aporte da ordem de 10 milhões de reais.
LCPNano - Laboratório de Caracterização e Processamento da Nanomateriais da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha / CEP: 31270-901- Belo Horizonte, MG
Departamento de Física (DF-UFMG/ICEX)
Telefone: (31) 3409-3396
E-mail: lcpnano.ufmg@gmail.com

LCPNano UFMG - 2024 - Todos Direitos Reservados.