UFMG
LCPNANO

DESTAQUE

LCPNano

 
A nanociência é uma das áreas de desenvolvimento científico que mais cresce no mundo, gerando uma revolução tecnológica ao longo das últimas décadas. No Brasil, a UFMG vem desempenhando papel de pioneirismo e vanguarda no desenvolvimento de temas relacionados à nanotecnologia. Não obstante, a UFMG vem atuando como sede de grandes grupos e iniciativas relacionadas à nanotecnologia, como por exemplo o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Nanomateriais de Carbono, o Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono e Grafeno (CTNano) e o Laboratório Associado de Desenvolvimento e Caracterização de Nanodispositivos e Nanomateriais (LANano) da rede SisNANO, todos coordenados por pesquisadores do Departamento de Física – ICEX. Esse histórico evidencia a oportunidade de se fortalecer uma rede de integração já pré-existente, aplicada a uma área relevante na qual a UFMG apresenta comprovada vocação. E é nesse contexto que apresentamos o projeto para a criação do LCPNano.

O Laboratório de Caracterização e Processamento da Nanomateriais da UFMG, LCPNano, é uma estrutura multiusuária que tem por missão proporcionar infraestrutura para o desenvolvimento de nanomateriais. O público alvo é composto por toda a comunidade discente, docente e técnico-científica da UFMG e de outras instituições de ensino e pesquisa, além de entidades do setor privado. O LCPNano é sediado no Departamento de Física (DF-UFMG/ICEX), e tem como instituições parceiras o Departamento de Química/ICEX, o Instituto de Ciências Biológicas e a Faculdade de Medicina.


A composição do LCPNano está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do DF-UFMG, que tem como diretriz principal a "construção de um centro multiusuário de nanotecnologia com a finalidade de fomentar a interdisciplinaridade na UFMG". O LCPNano engloba atualmente um espaço de sala limpa (área de aproximadamente 120 m2), equipada com facilidades que servem ao processamento de amostras em ambiente controlado, propício para etapas de nano-fabricação no estado da arte. Dentre essas facilidades podemos listar microscópios e perfilômetro ópticos, estações de medida de transporte elétrico, além de equipamentos de litografia em escala nanométrica e deposição de filmes atomicamente finos. Um outro espaço laboratorial (área de aproximadamente 70 m2) está sendo especialmente preparado para receber equipamentos essenciais para caracterização de nanomateriais, dentre eles um sistema de imageamento Raman, espectrofluorímetro, elipsômetro e equipamento de fluorescência de raios X por energia dispersiva (EDX). Outros equipamentos previstos para compor essa estrutura são microscópios de varredura por sonda (AFM e STM) e microscópio eletrônico de varredura (MEV) em escala de bancada. Contabilizando-se todos os investimentos realizados até a presente data, tem-se que o LCPNano é fruto de várias iniciativas que somam um aporte da ordem de 10 milhões de Reais.

LCPNano - Laboratório de Caracterização e Processamento da Nanomateriais da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha / CEP: 31270-901- Belo Horizonte, MG
Departamento de Física (DF-UFMG/ICEX)
Telefone: (31) 3409-3396
E-mail: lcpnano.ufmg@gmail.com

LCPNano UFMG - 2024 - Todos Direitos Reservados.