Espaço: Caracterização - Equipamentos
Retornar
Fluorescência de Raios X de Dispersão de Energia (ED-XRF)
Bruker S2 PUMA
O S2 PUMA é um espectrômetro de fluorescência de raios X de dispersão de energia (EDXRF), ideal para análises elementares rápidas e não destrutivas.
É um equipamento de bancada, ideal para análise elementar de amostras sólidas e líquidas, preparadas ou a granel. As concentrações elementais detectáveis nas amostras podem varias de ppm até 100%;
- Tipos de amostra: Pode analisar amostra sólida, em pó, em grãos ou líquidas. As amostras devem vir preparadas, pois não há acessórios para prensagem ou vitrificação.
- Quantidade mínima de amostra: Aceita amostras em formato circular de 32, 40 ou 51,5 mm, e aceita amostras sólidas de até 10 mm de diâmetro, ou em pó, ou líquidas, no porta amostra de teflon de 10 mm de diâmetro (disponível no LCPNano). Recomenda-se que a amostra ocupe a área mínima de análise definida pela máscara de colimador utilizada (temos de 8 mm e de 3 mm apenas, e 34 mm sem máscara).
- O que pode ser estudado: Detecta elementos do sódio (Na) ao amerício (Am). Permite identificar a composição química de amostras em áreas como mineração, cerâmicas, solos, metais, entre outras.
- Características: O tubo de raios X possui anodo de prata (Ag), e opera nas tensões de 20 kV, 40 kV e 50 kV. Possui o detector HighSense™ LE, que é um detectores de desvio de silício (SDD) com altas taxas de contagem, excelente resolução de energia e resfriamento Peltier para tempos de medição mais curtos, excelente qualidade de dados e baixos custos de operação. O sistema de posicionamento de amostra é do tipo carrossel, o que permite medir até 11 amostras em sequência.
Os treinamentos neste equipamento estarão disponíveis a partir de março de 2026.